SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01WebQuest interativa como dispositivo de pesquisa: possibilidades da interface livro no MoodleUm estudo para a identificação das áreas de investigação em ensino a distância consideradas prioritárias em Portuga índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; CAMPOS, Aline Ferreira; BARTHOLO, Helena  y  MARKENSON, Simone. Facebook e recursos educacionais abertos na formação de pesquisadores em educação: percepções e reflexões. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2014, vol.07, n.01, pp.47-60. ISSN 1646-933X.

Este artigo discute a integração do Facebook numa disciplina presencial de curso de pós-graduação que analisou o movimento dos Recursos Educacionais Abertos e foi ministrada a 14 estudantes. Para compreender a experiência, foram analisadas as postagens compartilhadas durante o semestre, os diálogos conduzidos em grupos focais presenciais e as anotações da docente. Este texto discute os usos feitos do site; as percepções dos participantes acerca da integração de atividades online e presenciais; e os desafios associados ao uso da plataforma. Proposto inicialmente como ferramenta de apoio administrativo, ao longo do semestre o site foi sendo gradualmente construído como ponto aglutinador das atividades de ensino e aprendizagem. O texto, escrito colaborativamente por um subgrupo de participantes da disciplina, sugere que, além de usos genéricos documentados na literatura pertinente, a plataforma oferece potencial para a aprendizagem experiencial sobre temáticas relevantes da Educação contemporânea, incluindo as noções de “abertura” e “colaboração”.

Palabras clave : Redes Sociais; Ensino e Aprendizagem; Formação de Pesquisadores; Recursos Educacionais Abertos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )