SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue01Um estudo para a identificação das áreas de investigação em ensino a distância consideradas prioritárias em Portuga author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

BALULA, Ana Jorge. Avaliação digital como aprendizagem. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2014, vol.07, n.01, pp.80-88. ISSN 1646-933X.

Resumo A crescente utilização da internet e das TIC em contexto educativo tem levado a repensar o papel/função da avaliação das aprendizagens dos alunos, em especial em ambiente online. Com este trabalho, pretende-se apresentar uma reflexão sobre a avaliação digital enquanto estratégia de ensino e de aprendizagem, numa perspetiva de ‘avaliação para a aprendizagem’ e de ‘avaliação como aprendizagem’. Neste sentido, no que diz respeito ao ambiente online, relevam-se pressupostos organizacionais e funcionais que podem condicionar ou potenciar o sucesso do processo de ensino/aprendizagem/avaliação, nomeadamente ao nível das competências transversais prévias dos alunos e da integração da tecnologia no currículo.

Keywords : Avaliação Digital; Competências Transversais; Integração das TIC; Avaliação como Aprendizagem.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )