SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Young and network identity construction processes: the case of Facebook. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

RAMOS, José Luís  and  ESPADEIRO, Rui Gonçalo. Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp.4-25. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1646‐933X-v7n2201407120002.

O artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com o objetivo de explorar alguns dos desafios da introdução ao pensamento computacional no contexto da formação inicial de professores dos ensinos básico e secundário. Um dos principais diz respeito à avaliação das aprendizagens dos estudantes relativas à aquisição e ao desenvolvimento dos princípios do pensamento computacional. Para este efeito foi adotado um quadro de referência baseado na avaliação de artefactos digitais enquanto produtos resultantes do desenvolvimento de projetos no ambiente computacional Scratch. A amostra foi constituída por 44 alunos de licenciatura e mestrado de diferentes cursos de ensino. Foi adotada uma metodologia qualitativa que teve como principais fontes de informação os artefactos digitais programados, os relatórios e entrevistas focus-group. Os resultados são apresentados e discutida a importância de proporcionar experiências de aprendizagem aos futuros professores, para que estes, como futuros profissionais da educação, possam estar preparados para uma utilização pedagógica inovadora dos ambientes computacionais destinados a crianças e jovens.

Keywords : Formação Inicial de Professores; Pensamento Computacional; Ensino da Computação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )