SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Jovens e processos de construção de identidade na rede: O caso do Facebook índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

RAMOS, José Luís  y  ESPADEIRO, Rui Gonçalo. Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp.4-25. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1646‐933X-v7n2201407120002.

O artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com o objetivo de explorar alguns dos desafios da introdução ao pensamento computacional no contexto da formação inicial de professores dos ensinos básico e secundário. Um dos principais diz respeito à avaliação das aprendizagens dos estudantes relativas à aquisição e ao desenvolvimento dos princípios do pensamento computacional. Para este efeito foi adotado um quadro de referência baseado na avaliação de artefactos digitais enquanto produtos resultantes do desenvolvimento de projetos no ambiente computacional Scratch. A amostra foi constituída por 44 alunos de licenciatura e mestrado de diferentes cursos de ensino. Foi adotada uma metodologia qualitativa que teve como principais fontes de informação os artefactos digitais programados, os relatórios e entrevistas focus-group. Os resultados são apresentados e discutida a importância de proporcionar experiências de aprendizagem aos futuros professores, para que estes, como futuros profissionais da educação, possam estar preparados para uma utilização pedagógica inovadora dos ambientes computacionais destinados a crianças e jovens.

Palabras clave : Formação Inicial de Professores; Pensamento Computacional; Ensino da Computação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )