SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Jovens e processos de construção de identidade na rede: O caso do FacebookModelo de fluxos de comunicação para sistemas colaborativos de objetos de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

ROCHA, Antonieta  e  PEREIRA, Alda. Grupos, redes e coletivos: um contributo para entender a teoria de Anderson e Dron. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp.39-52. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1646‐933X-v7n2201407120004.

Propomo-nos refletir neste artigo acerca da Taxonomia dos Muitos defendida por Anderson e Dron. Considerando que Grupos, Redes, Coletivos, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Comunidades Virtuais de Prática povoam a Rede global, importa refletir acerca da caracterização apresentada pelos autores para estas novas estruturas organizacionais. De entre os diferentes autores isolámos Terry Anderson e Jon Dron que nos parecem apresentar - na sua Taxonomia dos Muitos - uma mais completa caracterização das granularidades agora existentes. Procuramos, pois, apresentar e discutir estas granularidades como novas formas de organização.

Palavras-chave : Grupo; Rede; Coletivo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )