SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Letramento digital na formação inicial de professores em um curso a distância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

FERNANDES, Sandra Gomes  y  COUTINHO, Clara Pereira. Tecnologias no Ensino da Música: revisão integrativa de investigações realizadas no Brasil e em Portugal. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp.94-109. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1646‐933X-v7n2201407120007.

Este artigo apresenta os resultados de uma revisão integrativa de literatura que envolveu dissertações de mestrado e teses de doutoramento realizadas em Portugal e no Brasil entre os anos de 2001 e 2013, com o intuito de contribuir para o estado de arte. Para orientar a pesquisa empírica foram formuladas as seguintes questões de partida: o que se investiga em Portugal e no Brasil sobre a utilização das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem da música? Que problemas/questões de investigação estão na base dos estudos realizados? Que metodologias sustentam a pesquisa empírica implementadas? O que reportam os resultados alcançados? Depois de uma pesquisa em diferentes repositórios e bases de dados, o corpus documental ficou constituído por 40 publicações, das quais 34 são dissertações de mestrado e 6 teses de doutoramento. Para efeito da apresentação dos dados, os artigos foram agrupados em função de quatro grandes áreas temática: i) estudos com enfoque generalista; ii) Estudos cujo enfoque e avaliar é a utilização de software já existente, iii) estudos cujo enfoque é a criação e avaliação de novos protótipos/sites/software e iv) estudos cujo enfoque é a formação de professores /Educação online. Neste sentido conclui-se que, as diferentes ferramentas tecnológicas na música podem ser o fio condutor para o desenvolvimento de enumeras aprendizagens, que ganham um acrescento de motivação e empenho, potenciando o desenvolvimento de novas competências, havendo no entanto, ainda muito que explorar neste campo, no que se refere ensino e desenvolvimento da música nos diferentes graus e níveis de ensino.

Palabras clave : Ensino da Música; Investigação; Revisão Integrativa; Estado da Arte.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )