SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1À procura de um contexto para apoiar a aprendizagem inicial de programação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

TEIXEIRA, António; MOTA, José; MORGADO, Lina  y  SPILKER, Maria João. iMOOC: Um Modelo Pedagógico Institucional para Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs). Educ. Form. Tecnol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp.4-12. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1646‐933X-v8n1201501060004.

A introdução de uma educação online aberta e massiva trouxe um novo espectro de possibilidades desafiantes para ampliar o acesso a uma educação de qualidade. No entanto, a maioria dos MOOCs oferecidos atualmente não são desenhados para capacitar e favorecer experiências de aprendizagem colaborativas de qualidade, não sendo, portanto, adequados para serem implementados num ambiente institucional formal. Neste artigo, apresentamos o modelo pedagógico iMOOC desenvolvido na Universidade Aberta portuguesa (Universidade Aberta, UAb). Demonstramos como a síntese entre uma abordagem conectivista e uma abordagem mais estruturada permite ultrapassar o fosso entre oportunidades de aprendizagem massivas não-formais e o ensino superior formal.

Palabras clave : MOOC; Modelo Pedagógico Virtual; iMOOC; Educação Aberta; Pedagogia Online.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )