SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1iMOOC: An Institutional Pedagogical Model for Massive Open Online Courses (MOOCs)Inquiry Based Science Education methodology in 1st and 2nd cycles of basic education using mobile devices - a critical review of case studies. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

GOMES, Anabela de Jesus  and  MENDES, António José. À procura de um contexto para apoiar a aprendizagem inicial de programação. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp.13-27. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1646‐933X-v8n1201501060013.

As elevadas taxas de insucesso em disciplinas introdutórias de programação são um problema comum por todo o mundo, motivando muitos investigadores a propor metodologias e ferramentas na tentativa de resolver o problema. No entanto, o panorama tem-se mantido praticamente inalterado. Têm sido referidas na literatura muitas causas para esses problemas. O nosso grupo de investigação tem vindo a realizar um conjunto de experiências para identificar e compreender as dificuldades dos alunos em disciplinas introdutórias de programação. Este documento inclui os resultados de um conjunto de estudos que realizamos nos últimos anos com esse intuito. Os resultados serviram de base para definir uma nova abordagem pedagógica que consiste num conjunto de práticas educativas, procurando criar contextos de aprendizagem que motivam os alunos, aumentam o seu envolvimento com as atividades do curso, e maximizam as suas possibilidades de aprendizagem. É também apresentada a aplicação de um método pedagógico num ambiente real e são descritos os resultados obtidos com a sua aplicação ao longo dos últimos anos.

Keywords : Educação em Ciências Computacionais; Estudantes de Engenharia; Ensino da Engenharia; Resolução de Problemas; Motivação; Taxonomias de Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )