SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1À procura de um contexto para apoiar a aprendizagem inicial de programaçãoEntornos personales de aprendizaje: satisfacción de los estudiantes y bienestar subjetivo docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

ALMEIDA, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos  e  TAVARES, Rita Flávia Veiga. Metodologia Inquiry Based Science Education no 1.º e 2.º CEB com recurso a dispositivos móveis - uma revisão crítica de casos práticos. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp.28-41. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1646‐933X-v8n1201501060028.

Com este artigo pretende-se alargar o entendimento da aplicação da metodologia Inquiry Based Science Education com recurso a dispositivos móveis no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, analisando e discutindo criticamente casos práticos da sua aplicação em contexto escolar. Decorrente da análise e do cruzamento de dados de estudos de caso e das metodologias aplicadas e principais resultados descritos, pôde-se concluir que o uso de tecnologias móveis na aplicação da metodologia Inquiry Based Science Education potência o envolvimento do aluno nas aprendizagens, a produção de conhecimento e a análise e reflexão do percurso investigativo pelo aluno. De igual forma, foi possível aferir que, a aplicação da metodologia Inquiry Based Science Education com recurso a dispositivos móveis, potência a aprendizagem personalizada, contínua, situada e colaborativa.

Palavras-chave : Dispositivos Móveis; Ensino das Ciências; Inquiry Based Science Education.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )