SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Programa educativo para la adquisición de competencias digitales en alumnado de secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

TAVARES, Rita Flávia Veiga; OLIVEIRA, David Manuel Duarte; LARANJEIRO, Maria Dionísia Camões de Mendonça de Oliveira e Silva  y  ALMEIDA, Ana Margarida Pisco. Universal Design for Learning: potencial de aplicação no Ensino Superior com alunos com NEE e por recurso a tecnologias mobile. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp.84-94. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1646‐933X-v8n1201501060084.

Com este artigo pretende-se alargar o entendimento acerca do potencial de aplicação do Mobile Learning, enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning, com vista à promoção da acessibilidade, interação e inclusão de alunos universitários com necessidades educativas especiais. Para tal, foi efetuada uma Revisão de Literatura e um amplo levantamento de artigos focando as temáticas Universal Design, Universal Design for Learning e Mobile Learning, sendo selecionados e analisados quatro artigos relevantes. Da análise e cruzamento de dados, pôde-se concluir que existe um conjunto de tecnologias mobile que dão resposta a necessidades e capacidades individuais e que o Mobile Learning apresenta um forte potencial enquanto estratégia de implementação dos princípios do Universal Design for Learning. Ainda assim, verificou-se que, enquanto ambiente único de aprendizagem, parece não constituir uma solução ideal para estes alunos.

Palabras clave : Ensino Superior; Mobile Learning; Necessidades Educativas Especiais; Universal Design; Universal Design for Learning.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )