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Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

PAVESI, Marilza Aparecida  e  ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Análise da aprendizagem autorregulada de alunos de cursos a distância em função das áreas de conhecimento. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2016, vol.9, n.1, pp.3-15. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv9n12015010600015.

O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil de aprendizagem autorregulada de alunos de cursos a distância de três instituições de ensino superior de diferentes áreas de conhecimento. Um total de 305 participantes, sendo 282 alunos da graduação e 23 alunos da pós-graduação, respondeu a um questionário contendo 12 questões sobre o perfil dos estudantes, e a uma Escala de Aprendizagem Autorregulada Online, com 24 itens distribuídos em seis Fatores (Estabelecimento de Metas; Estruturação do Ambiente; Estratégias para as Tarefas; Gerenciamento do Tempo; Procura por Ajuda e Autoavaliação). A coleta de dados foi realizada online por meio do recurso Google Forms e também presencialmente. Os resultados mostraram um alto nível de autorregulação dos alunos em relação ao estabelecimento de metas e estruturação do ambiente, e um nível moderado de autorregulação em relação às estratégias para as tarefas, gerenciamento do tempo, autoavaliação e procura por ajuda. Este último foi o fator que apresentou a menor média entre os fatores. Em relação às áreas do conhecimento, alunos da área de Ciências Humanas se mostraram mais autorregulados que aqueles das outras duas áreas. Alguns estudos têm mostrado que muitos dos alunos que frequentam a Educação a Distância não têm os conhecimentos necessários ao bom gerenciamento das ferramentas de interatividade, além da falta de gerenciamento do tempo para estudo. Considerando que, apesar do aumento de cursos ofertados a distância, há ainda um número restrito de pesquisas sobre esta temática, em especial sobre a autorregulação da aprendizagem na EaD e na formação de professores e tutores, este artigo visa preencher parte dessa lacuna.

Palavras-chave : Áreas de Conhecimento; Autorregulação da Aprendizagem; Educação a Distância.

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