SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Analysis of self-regulated learning of students in distance learning courses according to the knowledge areasDistance education in higher education using internet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

DAMBROS, Daniela Dressler  and  OLIVEIRA, Andreia Machado. Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Física: currículo, pesquisa e proposta pedagógica. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2016, vol.9, n.1, pp.16-28. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv9n12015010600028.

Este artigo aborda alguns aspectos educacionais das relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física. Para isso, analisa-se a presença das TIC nos currículos de cursos de licenciatura em Educação Física e a inserção da temática TIC e Educação Física em grupos de pesquisa no Brasil. Em seguida, são discutidas possibilidades pedagógicas de aplicação das TIC em aulas de Educação Física, com ênfase para o potencial dos dispositivos móveis. Conclui-se que a inserção das TIC nos currículos, nos grupos de pesquisa e nas propostas pedagógicas de Educação Física ainda é discreta, embora seja observado um potencial significativo e uma necessidade urgente diante das mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea.

Keywords : Dispositivos Móveis; Educação Física; Tecnologias da Informação e Comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )