SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Análise da aprendizagem autorregulada de alunos de cursos a distância em função das áreas de conhecimentoEducação a distância com recurso à internet no ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

DAMBROS, Daniela Dressler  y  OLIVEIRA, Andreia Machado. Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Física: currículo, pesquisa e proposta pedagógica. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2016, vol.9, n.1, pp.16-28. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv9n12015010600028.

Este artigo aborda alguns aspectos educacionais das relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física. Para isso, analisa-se a presença das TIC nos currículos de cursos de licenciatura em Educação Física e a inserção da temática TIC e Educação Física em grupos de pesquisa no Brasil. Em seguida, são discutidas possibilidades pedagógicas de aplicação das TIC em aulas de Educação Física, com ênfase para o potencial dos dispositivos móveis. Conclui-se que a inserção das TIC nos currículos, nos grupos de pesquisa e nas propostas pedagógicas de Educação Física ainda é discreta, embora seja observado um potencial significativo e uma necessidade urgente diante das mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea.

Palabras clave : Dispositivos Móveis; Educação Física; Tecnologias da Informação e Comunicação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )