SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Educação a distância com recurso à internet no ensino superiorAcessibilidade em vídeos: um estudo em disciplinas de um curso de especialização em educação inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

FRANCKLIN, Adelino  e  LOURENCETTI, Gisela do Carmo. O (não) uso dos tablets educacionais pelos professores da rede pública estadual mineira. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2016, vol.9, n.1, pp.48-57. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv9n12015010600057.

O elevado investimento para a aquisição de tablets educacionais no Brasil ocorre em um contexto caracterizado pelos diversos discursos oficiais em favor do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no trabalho docente. O presente trabalho, tem como objetivo verificar se docentes da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (REE/MG) que receberam os tablets educacionais no segundo semestre de 2013, estão utilizando-o e quais as suas percepções sobre este equipamento tecnológico. Para a realização da pesquisa, que se baseou na abordagem qualitativa, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes de diferentes disciplinas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que atuavam na REE/MG. As análises apontam que há ausência de formação continuada para os docentes que receberam os tablets educacionais; dificuldades de conexão à internet no ambiente escolar e que os docentes consideram este equipamento tecnológico lento. Nesse sentido, parece claro que há vários obstáculos que dificultam o uso adequado desse recurso na sala de aula.

Palavras-chave : Tablet Educacional; Trabalho Docente; Rede Estadual Mineira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )