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Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

OLIVEIRA, Édison Trombeta de; SOUZA, Marcos Barros de; OMODEI, Juliana Dalbem  e  SANTOS, Vanderlei Leite dos. Acessibilidade em vídeos: um estudo em disciplinas de um curso de especialização em educação inclusiva. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2016, vol.9, n.1, pp.58-71. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv9n12015010600071.

Cresce a cada dia a importância da acessibilidade em materiais didáticos e em ambientes físicos ou virtuais. Assim, este artigo objetiva analisar as iniciativas de acessibilidade em vídeos no processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologia, com base em duas disciplinas de um curso de especialização em educação inclusiva. O curso é uma iniciativa pioneira na acessibilidade de conteúdos e visa ensinar sobre inclusão. Esta é uma pesquisa qualitativa, embasada em observação sistemática que culminou na confecção de uma tabela para verificar se se cumpriu os requisitos postos. Com base na explanação sobre os temas de ambientes virtuais de aprendizagem, mídias de comunicação e inclusão, debate-se sobre a acessibilidade em vídeos e é possível vê-la em um caso concreto, salientando-se a possibilidade da acessibilidade total na Educação a Distância e, consequentemente, da inclusão das pessoas com deficiência. Resultados apontam que os vídeos, no curso em causa, na maioria, atingem os requisitos propostos e pôde-se verificar avanços na execução do elencado como necessário à acessibilidade. Como benefícios, observa-se a criação e a disseminação de propostas de educação inclusiva e a promoção de reflexões a respeito de iniciativas como esta frente à legislação brasileira.

Palavras-chave : Educação a Distância; Acessibilidade; Vídeos.

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