SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Dez sugestões para melhorar a investigação académica em educação e tecnologiaOs bastidores da escrita a distância em coautoria: perceção de estudantes de pós-graduação da Universidade Aberta de Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

MARIALVA, Wolgram de Almeida  e  SILVA, Maria da Graça Moreira da. Comunidade de práticas no contexto educacional: estudo de caso da Plataforma 2.0. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp.10-20. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv9n22016010600010.

Este artigo reflete sobre construção de uma Comunidade de Prática na educação em um ambiente institucional - uma rede pública de ensino. Com abordagem qualitativa, analisa a implantação da comunidade colaborativa de aprendizagem Professor 2.0 na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - Brasil, que congrega 150 mil educadores. Debate as contribuições das comunidades de prática ao contexto educacional, estabelecendo relações entre o planejamento, a reflexão sobre práticas pedagógicas, o compartilhamento com os pares e a ressignificação da prática dos professores. A pesquisa aponta o potencial da comunidade para a ampliação e a ressignificação da prática pedagógica no seu cotidiano, desenvolvendo uma comunidade aprendente, destacando-se a adesão voluntária e a mediação da comunidade como elementos fulcrais para sua constituição.

Palavras-chave : Comunidades de Prática; Formação de Educadores; Novas Tecnologias na Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português