SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Community of practices in the educational context: a case study of platform teacher 2.0Digital Technologies in Higher Education: a possibility of innovation of the practices? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

FREIRE, Fernanda M. P.  and  AMANTE, Lúcia. Os bastidores da escrita a distância em coautoria: perceção de estudantes de pós-graduação da Universidade Aberta de Portugal. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp.21-36. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv9n22016010600021.

O presente artigo toma como lugar de reflexão a elaboração partilhada de textos escritos em contextos de EaD que têm origem nos chamados trabalhos em grupo. Esta prática pedagógica visa, em geral, a colaboração entre os alunos, e é adotada com base em resultados de estudos e experiências realizados em aulas presenciais. Com o propósito de conhecer a perceção de alunos de pós-graduação a respeito dessa prática, preparamos um questionário na tentativa de compreender como ocorrem as interações intragrupo e os diferentes expedientes que os grupos lançam mão durante a atividade (métodos de trabalho, papéis assumidos, tecnologias utilizadas, etc). Considerando as Práticas Colaborativas de Escrita (PCE) como atividades educacionais genuinamente interativas (e dialógicas), mediadas por ferramentas tecnológicas de comunicação, cujas interfaces podem influenciar as condições de produção do texto propriamente dito, nosso objetivo é (re)conhecer os bastidores desse tipo de atividade a partir da perspectiva de alunos-escreventes. Com base nas respostas obtidas, foi possível, entre outros aspetos, identificar que as PCE são uma prática crescente nesse contexto específico, alavancada pelo uso de ferramentas tecnológicas colaborativas.

Keywords : Educação a Distância; Escrita Colaborativa; Interação; Tecnologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese