SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Os bastidores da escrita a distância em coautoria: perceção de estudantes de pós-graduação da Universidade Aberta de PortugalA Robótica Educacional como tecnologia potencializadora da aprendizagem: das ciências da natureza às ciências da computação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto  e  PISCHETOLA, Magda. Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas?. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp.37-55. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv9n22016010600037.

Este artigo apresenta uma revisão de literatura, que é resultado de uma pesquisa em andamento, sobre o uso de tecnologias digitais no ensino superior nos cursos de formação de professores no Brasil. O objetivo do texto é apresentar e discutir os principais estudos produzidos nessa temática, com vistas a identificar lacunas que ainda precisam ser preenchidas na pesquisa em educação, no contexto brasileiro. A partir do levantamento realizado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, selecionamos oito dissertações e quatro teses, além de quatro artigos obtidos nas bases de dados da Biblioteca Digital da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que inclui os periódicos internacionais. O estudo demonstra que, embora a tecnologia pareça estar associada ao conceito de mudança e de inovação, na medida em que aparece nos trabalhos como algo essencial para possibilitar a mudança das práticas, o uso de tecnologia no ensino superior não pode ser sinônimo de inovação das práticas se não estiver atrelado a um processo de formação docente substancial e com garantia de condições pedagógicas favoráveis.

Palavras-chave : Ensino Superior; Inovação; Prática Pedagógica; Tecnologias Digitais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português