SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas?A Rede Social e suas Possibilidades de Interação e Ensino: a visão dos moderadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

CHITOLINA, Renati Fronza; NORONHA, Fabrícia Py Tortelli  e  BACKES, Luciana. A Robótica Educacional como tecnologia potencializadora da aprendizagem: das ciências da natureza às ciências da computação. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp.56-65. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv9n22016010600056.

Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição da robótica educacional na construção de conhecimentos de estudantes de duas turmas de níveis distintos - uma turma de Educação Básica e uma turma de Ensino Superior de duas instituições de ensino do Rio Grande do Sul. O presente estudo, de abordagem qualitativa e natureza aplicada, teve como objetivo explicar as contribuições do uso da robótica educativa para a construção de conhecimentos em áreas distintas: Física e Programação. A análise dos dados permite afirmar que o emprego da robótica educacional proporcionou aos estudantes tanto do Ensino Fundamental, como do Ensino Superior, articularem o campo teórico e o campo prático e, portanto, vivenciarem o conhecimento de uma forma mais concreta e significativa para a aprendizagem. A proposta de trabalho traz um forte apelo de interação que faz com que o estudante aprenda a trabalhar em grupo e desenvolva processos importantes como a cooperação e a colaboração entre os pares.

Palavras-chave : Construção do Conhecimento; Robótica Educacional; Tecnologias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português