SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Educational robotics as a technology that enhances learning: from the natural sciences to the computer sciencesThe integration of educational technologies in physical education classes: an analysis from curricular (re)formulation in middle school of a public school of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

VAZ, Wesley Fernandes; RIBEIRO, Eveline Borges Vilela  and  SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. A Rede Social e suas Possibilidades de Interação e Ensino: a visão dos moderadores. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp.66-80. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv9n22016010600066.

O objetivo deste trabalho foi analisar as comunidades de uma rede social online, focando diretamente no papel dos chamados moderadores, para conhecer e analisar o posicionamento desses sujeitos em relação ao uso das redes sociais no ensino/aprendizagem da Química. Para realização desta pesquisa optamos pela investigação qualitativa do tipo estudo de caso. Os resultados mostraram que prevalecem moderadores entusiastas que tentam fomentar as poucas discussões que aparecem nas comunidades relacionadas com a Química. Tais moderadores consideraram que as redes sociais online podem possibilitar uma maior interação no processo de ensino e aprendizagem, no entanto, também sugeriram que as redes sociais online não foram criadas para ser o lócus do conhecimento, ainda que possam proporcionar momentos de aprendizagem informal.

Keywords : Ensino; Rede Social; Moderado; Ensino de Química.

        · abstract in English     · text in Portuguese