SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A Robótica Educacional como tecnologia potencializadora da aprendizagem: das ciências da natureza às ciências da computaçãoA Integração das Tecnologias Educacionais nas Aulas de Educação Física: Uma Análise a partir da (Re)Formulação Curricular no Ensino Médio de uma Escola Pública do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

VAZ, Wesley Fernandes; RIBEIRO, Eveline Borges Vilela  e  SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. A Rede Social e suas Possibilidades de Interação e Ensino: a visão dos moderadores. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp.66-80. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv9n22016010600066.

O objetivo deste trabalho foi analisar as comunidades de uma rede social online, focando diretamente no papel dos chamados moderadores, para conhecer e analisar o posicionamento desses sujeitos em relação ao uso das redes sociais no ensino/aprendizagem da Química. Para realização desta pesquisa optamos pela investigação qualitativa do tipo estudo de caso. Os resultados mostraram que prevalecem moderadores entusiastas que tentam fomentar as poucas discussões que aparecem nas comunidades relacionadas com a Química. Tais moderadores consideraram que as redes sociais online podem possibilitar uma maior interação no processo de ensino e aprendizagem, no entanto, também sugeriram que as redes sociais online não foram criadas para ser o lócus do conhecimento, ainda que possam proporcionar momentos de aprendizagem informal.

Palavras-chave : Ensino; Rede Social; Moderado; Ensino de Química.

        · resumo em Inglês     · texto em Português