SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A Rede Social e suas Possibilidades de Interação e Ensino: a visão dos moderadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

MORISSO, Maríndia Mattos; VARGAS, Tairone Girardon de  e  MALLMANN, Elena Maria. A Integração das Tecnologias Educacionais nas Aulas de Educação Física: Uma Análise a partir da (Re)Formulação Curricular no Ensino Médio de uma Escola Pública do Brasil. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp.81-91. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv9n22016010600081.

A necessidade de integração das tecnologias na educação tem crescido nos últimos anos. No Brasil a partir dos anos 90, políticas públicas passaram a ser criadas com a intencionalidade de oferecer infraestrutura e formações para os professores trabalharem com as tecnologias na prática pedagógica. Neste caso, devido ao fato da Educação Física ser um componente curricular obrigatório da educação básica, podemos considerar que ela também necessita buscar alternativas para integrar as tecnologias de modo que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem. Com base nestes argumentos, este artigo tem como objetivo discutir e analisar, a partir de uma pesquisa-ação em andamento, como uma professora de Educação Física de uma escola pública de ensino médio do Brasil, integra as tecnologias educacionais no planejamento e nas aulas. Na escola em questão, há três anos foi realizada uma (re)formulação do componente curricular, definindo temas e subtemas para serem trabalhados ao longo dos últimos anos da educação básica, planejando de forma colaborativa e integrando as tecnologias. No entanto, nos primeiros movimentos da pesquisa observamos que a forma como a professora integra as tecnologias nas aulas permanece a mesma do início da (re)formulação, assim como os demais materiais e atividades que foram planejadas, evidenciando que o movimento de inovação pedagógica não foi contínuo. Acreditamos que isso ocorre porque a professora sente-se confortável com o planejamento que tem. Dessa forma a continuidade da pesquisa-ação pretende, de forma colaborativa com a professora, consolidar as potencialidades de integração das tecnologias tornando as aulas mais participativas e interativas.

Palavras-chave : Educação Física; Inovação Pedagógica; Tecnologias Educacionais; Physical Education; Pedagogical Innovation; Educational Technologies.

        · resumo em Português     · texto em Português