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Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

MATTAR, João; SOUZA, Álvaro Luiz Merici  e  BEDUSCHI, Jonas de Oliveira. Games para o ensino de metodologia científica: revisão de literatura e boas práticas. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2017, vol.10, n.1, pp.3-19. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv10n120170319.

Este artigo avalia jogos digitais produzidos para o ensino da metodologia da pesquisa científica. Trata-se de uma revisão de literatura que envolveu também jogar e analisar os games, quando disponíveis. Seu objetivo é propor boas práticas para o desenvolvimento de jogos digitais que sirvam de apoio ao ensino da disciplina Metodologia Científica. A revisão de literatura excluiu da análise propostas de gamificação e utilização de games de entretenimento. Incluiu nos resultados apenas jogos digitais desenvolvidos especificamente para o ensino de metodologia da pesquisa. A busca no Google Acadêmico e outras bases identificou diversos jogos vinculados a atividades em bibliotecas e desenvolvimento de habilidades em literacia informacional, um game para visualização de dados e projetos mais amplos, como Gaming Against Plagiarism, Operation ARA e Chermug Games, que se propõem a desenvolver nos alunos diversas habilidades de pesquisa e de pensamento científico. Esses jogos foram analisados a partir de critérios de design de games como narrativa, arte, mecânica e som. A partir dessa análise, a discussão propõe um modelo de boas práticas para games elaborados com o intuito de apoiar o ensino da metodologia científica. A conclusão sugere que uma revisão mais sistemática de literatura seja repetida, incluindo a proposta de um modelo para a análise dos games.

Palavras-chave : Biblioteca; Ensino; Jogos de Computador; Método de Investigação; Metodologia.

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