SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Games para o ensino de metodologia científica: revisão de literatura e boas práticasJuegos perceptivos con realidad aumentada para trabajar contenido científico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

PESTANA, Filomena  e  CARDOSO, Teresa. Integração curricular da Wikipédia no ensino básico: uma proposta de formação de professores. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2017, vol.10, n.1, pp.20-35. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv10n120172035.

Existe no projeto Wikipédia um inegável contributo para a democratização do acesso à informação. Paralelamente, se considerarmos a população estudantil, constata-se que é uma das principais fontes de pesquisa, nomeadamente para trabalho escolar. Neste contexto, questiona-se o facto de a Wikipédia, apesar do seu sucesso, ainda não fazer parte das salas de aula.

Importa, pois, apostar na formação de professores e com eles explorar as potencialidades deste projeto global, o que foi desenvolvido com o projeto local do qual se dá conta neste artigo. Este projeto, que se integra num quadro de formação de professores, decorreu numa escola EB 2/3 do Ensino Básico no distrito de Lisboa e envolveu duas professoras e duas turmas (6.º e 8.º anos).

Adotando a metodologia de projeto, o nosso trabalho foi organizado em torno de quatro fases a saber: diagnóstico; planificação; aplicação/execução; avaliação. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à estatística descritiva e à análise de conteúdo.

Das conclusões obtidas, salienta-se quer o reconhecimento por parte dos professores da pertinência da formação e satisfação final, quer a qualidade do trabalho que desenvolveram nas atividades propostas e consequente trabalho realizado com as respetivas turmas. Constatamos, portanto, que as práticas formativas e pedagógicas tiveram impacte real no trabalho em sala de aula. Assim, desejamos que possam ser mantidas e alargadas a outros professores e alunos, nomeadamente do ensino básico português.

Palavras-chave : 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico Português; Formação de Professores; Programa Wikipédia na Educação; Recursos Educacionais Abertos; Wikipédia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )