SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Juegos perceptivos con realidad aumentada para trabajar contenido científicoDesenvolvimento docente e monitoria de professores em formação com apoio duma rede social: a experiência de licenciandos em Ciências com o Facebook índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

OTA, Marcos Andrei; ARAUJO JUNIOR, Carlos Fernando  e  BARROS, Daniela Melaré Vieira. Estilos de aprendizagem em ambientes virtuais: cenários de investigação na educação superior. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2017, vol.10, n.1, pp.47-58. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv10n120174758.

Este estudo propõe uma breve investigação de trabalhos acadêmicos e científicos em língua portuguesa no período de 2010 a 2016 que abordaram a convergência dos fundamentos das teorias de estilo de aprendizagem em ambientes virtuais no contexto do ensino superior. Trata-se de um estudo exploratório, com análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos. A coleta de dados foi realizada nos principais repositórios portugueses e brasileiros. Um total de 46 produções foram encontradas diante dos critérios de busca estabelecidos. Para compor a análise dos resultados, utilizou-se o critério da dimensão organizacional e categorização dos trabalhos por foco e sub-foco temáticos. Dos resultados obtidos, destaca-se o mapeamento sobre as investigações que relacionam as teorias dos estilos de aprendizagem com a educação a distância. Relativamente aos resultados, percebe-se que há um esforço das investigações que buscam reunir contribuições e práticas pedagógicas que possam se aproximar das necessidades específicas dos estudantes matriculados em cursos superiores a distância.

Palavras-chave : Estilos de Aprendizagem; Ambientes Virtuais; Educação a Distância; Educação Superior; Mapeamento de Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )