SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Learning styles in virtual environments: research scenarios in higher educationSome possibilities of appropriations for the digital whiteboard for teachers inside the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

SILVA, Juliana Moreira  and  FREITAS MARTINS JUNIOR, Francisco Ranulfo. Desenvolvimento docente e monitoria de professores em formação com apoio duma rede social: a experiência de licenciandos em Ciências com o Facebook. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2017, vol.10, n.1, pp.59-73. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv10n120175973.

Neste artigo apresentamos uma possibilidade para o acompanhamento monitorado de licenciandos em Ciências em uma rede social, o Facebook, usada como Ambiente Virtual Formativo de Aprendizagem. Para tanto, observando o procedimento do estudo de caso de uma pesquisa quali-quantitativa, foi realizado um trabalho que investigou o desenvolvimento docente desses sujeitos, com relação a cinco atividades semipresenciais realizadas. Como achados, citamos: a dialogicidade virtual obtida pela linguagem telecolaborativa e a práxis do professor como elemento contribuinte no ensino das Ciências, se norteada por um adequado planejamento que a anteceda.

Keywords : Acompanhamento Virtual; AVFA-Facebook; Formação Docente; Tutoria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )