SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Estilos de aprendizagem em ambientes virtuais: cenários de investigação na educação superiorAlgumas possibilidades de apropriações da lousa digital por professores em sala de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

SILVA, Juliana Moreira  y  FREITAS MARTINS JUNIOR, Francisco Ranulfo. Desenvolvimento docente e monitoria de professores em formação com apoio duma rede social: a experiência de licenciandos em Ciências com o Facebook. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2017, vol.10, n.1, pp.59-73. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv10n120175973.

Neste artigo apresentamos uma possibilidade para o acompanhamento monitorado de licenciandos em Ciências em uma rede social, o Facebook, usada como Ambiente Virtual Formativo de Aprendizagem. Para tanto, observando o procedimento do estudo de caso de uma pesquisa quali-quantitativa, foi realizado um trabalho que investigou o desenvolvimento docente desses sujeitos, com relação a cinco atividades semipresenciais realizadas. Como achados, citamos: a dialogicidade virtual obtida pela linguagem telecolaborativa e a práxis do professor como elemento contribuinte no ensino das Ciências, se norteada por um adequado planejamento que a anteceda.

Palabras clave : Acompanhamento Virtual; AVFA-Facebook; Formação Docente; Tutoria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )