SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Desenvolvimento docente e monitoria de professores em formação com apoio duma rede social: a experiência de licenciandos em Ciências com o Facebook índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

RIBEIRO, Mariana Silva Nogueira; KALINKER, Marco Aurélio  e  SANTOS, Luciane Mulazani dos. Algumas possibilidades de apropriações da lousa digital por professores em sala de aula. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2017, vol.10, n.1, pp.74-87. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv10n120177487.

Mediadas pelas tecnologias digitais, novas possibilidades se têm aberto ao trabalho pedagógico, resultando em diferentes maneiras de se obter informações e gerar conhecimento, interferindo na forma como os indivíduos pensam, se comunicam e se informam. O uso de novos recursos digitais como auxiliares nos processos de construção do conhecimento em sala de aula, ganha destaque e importância. Entre estas tecnologias está a lousa digital, que possui vários diferenciais, quando comparada às lousas comuns. Entre eles destaca-se a possibilidade de inclusão de atividades interativas e de novas linguagens na sala de aula. Este trabalho foca suas análises nas observações de formas como a lousa digital foi utilizada na disciplina de Matemática durante aulas ministradas para turmas de ensino fundamental 1 do sistema educativo brasileiro. Procurou-se identificar algumas formas de apropriação destas lousas pelos professores e agrupá-las de modo a identificar se elas estão sendo inseridas em atividades de ensino de Matemática que explorem os recursos da lousa e suas características de interação e interatividade ou se estão sendo utilizadas sem levar em conta estas possibilidades. Para tanto, analisou-se como os professores as utilizam: se como suporte didático, interativo ou de aprimoramento interativo e ainda, se há a presença de interatividade técnica, conceitual ou física. Percebeu-se que as interações realizadas foram, de forma geral, reduzidas, numa compreensão da lousa como suporte didático e de uso para a interatividade técnica.

Palavras-chave : Educação Matemática; Lousa Digital; Tecnologias Digitais; Tecnologia Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )