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ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SIMOES, Marina Velosa. A língua de sinais como foco de construção do imaginário no brincar de crianças surdas. ETD [online]. 2006, vol.07, n.02, pp.24-33. ISSN 1676-2592.

O brincar é de fundamental importância na infância, pois engloba a cognição, o afeto e a linguagem. As representações dos papéis sociais e o brincar estão vinculados às questões do desenvolvimento e educação das crianças. O brincar leva a realização dos desejos que não podem ser realizados e satisfaz a necessidade de interação com o objeto e com pessoas promovendo o desenvolvimento das crianças. O objetivo desse estudo foi de investigar como as crianças surdas que se comunicam por meio da língua de sinais representam e constroem os papéis sociais no jogo imaginário. As reflexões sobre os autores em relação às crianças surdas que possuem uma comunicação por meio da língua de sinais e suas representações dos papéis sociais dentro do jogo imaginário versam sobre a questão de que as crianças quando brincam desenvolvem a língua de sinais e a linguagem. Esta pesquisa pode constatar que as crianças surdas brincam e utilizam as representações sociais, pois possuem uma língua de sinais que as possibilita adquirirem a linguagem.

Palabras clave : Surdez; Língua de Sinais; Brincar.

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