SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Língua escrita: Letras (im)prováveis na educação de jovens e adultos surdosLetramento e surdez: A visualização das palavras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

KARNOPP, Lodenir Becker. Literatura surda. ETD [online]. 2006, vol.07, n.02, pp.98-109. ISSN 1676-2592.

O objetivo do presente artigo é proceder a uma análise dos livros de literatura infantil Cinderela Surda e Rapunzel Surda, focalizando os sentidos produzidos sobre identidades e diferenças. As análises desses livros pretendem contribuir para a discussão da produção de uma literatura surda, que está vinculada às discussões sobre cultura e identidade. Na investigação desses materiais, os textos e as imagens produzidas evidenciam que os autores buscam o caminho da auto-representação do grupo de surdos, através da luta pelo estabelecimento do que reconhecem como suas identidades e suas diferenças. Tais evidências estão no uso da língua de sinais, em suas formas de narrar as histórias e/ou de adaptar histórias clássicas, tendo como base suas formas de existência, suas formas de ler, traduzir, conceber e julgar os produtos culturais que consomem e que produzem.

Palavras-chave : Literatura Surda; Cultura; Identidade; Língua de Sinais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )