SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Literatura surdaA (im)possibilidade da fidelidade na interpretação da língua brasileira de sinais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

GESUELI, Zilda Maria  y  MOURA, Lia de. Letramento e surdez: A visualização das palavras. ETD [online]. 2006, vol.07, n.02, pp.110-122. ISSN 1676-2592.

Este trabalho propõe um novo olhar sobre o processo de letramento de alunos surdos e sobre a noção de texto, enfatizando a importância do aspecto visual da leitura-escrita como um fator constitutivo desse processo. Dada a característica visual da língua de sinais, a imagem apresenta-se de forma significativa no processo de construção de conhecimento desses alunos. A língua de sinais constitui-se como traço identitário co-relacionado à cultura, portanto, o dizer na língua de sinais constitui a base para o encontro com o objeto escrito na sala de aula. Neste contexto, torna-se necessário, portanto, refletir sobre a concepção de texto e nos distanciarmos da noção de escrita como representativa da oralidade, o que nos afasta de uma concepção grafocêntrica da escrita e nos leva a considerar as ações que se fazem com e sobre a língua (no caso, o português escrito) como práticas discursivas. Nesta perspectiva, o letramento visual apresenta-se como um fator de extrema relevância no processo de escolarização de surdos.

Palabras clave : Linguagem; Surdez; Letramento Visual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )