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ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CAPOVILLA, Fernando C.  y  CAPOVILLA, Alessandra G. S.. Leitura de estudantes surdos: Desenvolvimento e peculiaridades em relação à de ouvintes. ETD [online]. 2006, vol.07, n.02, pp.218-228. ISSN 1676-2592.

O Teste de Competência de Leitura de Palavras foi aplicado a 805 estudantes surdos da 1a. série do Ensino Fundamental até a 1a. série do Ensino Médio. Resultados mostraram crescimento significativo da competência de leitura ao longo das séries escolares. O estudo demonstrou que: 1) leitores ouvintes deixam-se enganar mais pela semelhança fonológica, ao passo que leitores surdos deixam-se enganar mais pela semelhança visual; 2) leitores ouvintes deixam-se enganar mais pela homofonia que pela semi-homofonia , ao passo que leitores surdos não; 3) leitores ouvintes deixam-se enganar mais por palavras ortográfica e fonologicamente familiares, ainda que semanticamente inadequadas às figuras, do que por pseudopalavras ortográfica e fonologicamente estranhas, ao passo que leitores surdos privilegiam o processamento semântico-ortográfico do que o ortográfico-fonológico, com melhor detecção de inadequação semântica de palavras conhecidas do que de pseudopalavras.

Palabras clave : Leitura; Avaliação; Surdez.

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