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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

STROBEL, Karin Lílian. A visão histórica da in(ex)clusão dos surdos nas escolas. ETD [online]. 2006, vol.07, n.02, pp.245-254. ISSN 1676-2592.

A história do povo surdo mostra que por muitos séculos de existência, a pedagogia, as políticas e muitos outros aspectos próprios têm sido elaborados sempre sob uma perspectiva dos ouvintes e não dos surdos que, quase sempre, são ignorados e desvalorizados como sujeitos e profissionais que podem contribuir a partir de suas capacidades inerentes e de sua diferença: a de ser surdo. Desta maneira, a ‘inclusão’ de sujeitos surdos nas escolas, tendo-se a língua portuguesa como principal forma de comunicação, faz-nos questionar se a inclusão significa integrar o surdo realmente. Na verdade, a palavra correta para as experiências desenvolvidas não é ‘inclusão’, e sim uma forçada ‘adaptação’ com a situação do dia-a-dia dentro de sala de aula.

Palavras-chave : Educação de Surdos; História Surda; Inclusão/exclusão.

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