SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue02A visão histórica da in(ex)clusão dos surdos nas escolasLíngua de sinais e escola: considerações a partir do texto de regulamentação da língua brasileira de sinais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

NASCIMENTO, Lilian Cristine Ribeiro. Um pouco mais da história da educação dos surdos, segundo Ferdinand Berthier. ETD [online]. 2006, vol.07, n.02, pp.255-265. ISSN 1676-2592.

Este artigo traz trechos da biografia do abade l'Epée, escrita por um professor surdo do Instituto para surdos de Paris, Ferdinand Berthier, em 1840. Apesar de enaltecer a figura do abade, criador da primeira escola para surdos na França, Berthier tece críticas ao método de l'Epée, uma vez que, segundo ele, em nome do ensino da escrita correta eram realizadas deformações na linguagem de sinais, modificações que acabavam por torná-la estranha aos próprios surdos. Apesar de escrito há dois séculos o texto de Berthier traz discussões que ainda hoje estão presentes entre os educadores, nas quais o tema central é a língua a que os surdos devem ser expostos no processo educacional. A polêmica língua de sinais versus língua oral apresentava-se, naquela época, como hoje, como o centro das discussões na educação dos surdos.

Keywords : Educação de Surdos; Língua de Sinais; Ferdinand Berthier.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )