SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue01Cisão corpo/mente na escola: uma analise a partir da epistemologia socialCompetências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz  and  AMARAL, Sérgio Ferreira do. A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no contexto educacional. ETD [online]. 2006, vol.08, n.01, pp.33-48. ISSN 1676-2592.

Neste artigo serão apresentadas informações sobre a lousa digital como um instrumento que proporciona a inserção da linguagem audiovisual no contexto escolar. Para o funcionamento da lousa digital interativa é necessário que esteja conectada a um computador e este a um projetor multimídia, sendo que, através da tecnologia Digital Vision Touch (DViT), a superfície desse quadro torna-se sensível ao toque. Dessa forma, utilizando-se o dedo, professores e alunos executarão funções que aumentam a interatividade com as atividades propostas na lousa. Serão apresentadas duas possibilidades de atividades pedagógicas, destacando as áreas do conhecimento de Ciências e Língua Portuguesa, que poderão ser aplicadas na educação infantil, com alunos de cinco a seis anos. Essa tecnologia reflete a evolução de um tipo de linguagem que não é mais baseada somente na oralidade e na escrita, mas também é audiovisual e dinâmica, pois permite que o sujeito além de receptor, seja produtor de informações. Portanto, a escola deve aproveitar esses recursos tecnológicos que facilitam o trabalho com a linguagem audiovisual em sala de aula, permitindo a elaboração de aulas mais significativas e inovadoras.

Keywords : Linguagem Audiovisual; Lousa Digital Interativa; Educação; Tecnologia da Informação e da Comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )