SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue01Competências e habilidades no uso da linguagem audiovisual interativa sob enfoque educacionalUm diálogo possível entre arte e ciência: a literatura nas aulas de metodologia de pesquisa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de  and  SILVA, Marcos Antônio da. Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: Uma reflexão sobre didática e partituras musicais. ETD [online]. 2006, vol.08, n.01, pp.72-89. ISSN 1676-2592.

Este artigo trata da importância dos mapas conceituais como estratégia didática, nas aprendizagens realizadas em ambientes virtuais. Conceitua a interação, suas peculiaridades e desafios, buscando alguns conceitos em Piaget, Vygotsky, Primo e Cassol. Na analogia que criamos - turmas e orquestras, didática e partituras musicais - a interação garante a harmonia do conjunto, a produtividade e a significância da aprendizagem, coletivamente construída. O processo de ensino, que tem como peculiaridade a intencionalidade, faz com que surjam procedimentos didáticos. Este processo gera um corpo de conhecimentos sobre o ensino: a Didática. Os processos de ensino e aprendizagem realizados a distância demandam a criação de uma didática específica. Apontamos os mapas conceituais, criados por Novak e fundamentados na teoria de Ausubel, como uma excelente opção metodológica. Eles são uma ferramenta gráfica utilizada para representação da estrutura conceitual de um determinado conhecimento. Formam uma estrutura que vai dos conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para ordenar e seqüenciar hierarquizadamente os conteúdos de ensino, oferecendo estímulos adequados ao aluno. Tornam mais significativa e prazerosa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações do conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.

Keywords : Mapas Conceituais; Aprendizagem; Tecnologia de Informação e Comunicação; Didática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )