SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: Uma reflexão sobre didática e partituras musicaisProdutividade científica: impactos na normalização e na comunicação científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

PACHANE, Graziela Giusti. Um diálogo possível entre arte e ciência: a literatura nas aulas de metodologia de pesquisa. ETD [online]. 2006, vol.08, n.01, pp.90-105. ISSN 1676-2592.

O objetivo do presente trabalho é oferecer uma introdução às reflexões sobre verdade e ciência a partir da abordagem de textos literários, promovendo uma interlocução entre arte e ciência, entre literatura e metodologia da pesquisa (em especial, em educação). Inspirado por uma poesia de Drummond, um conto de Machado de Assis e um romance contemporâneo, de autoria de Lia Neiva, o texto aponta a literatura como forma de se abordarem temas complexos das ciências, como a noção de verdade e realidade, com estudantes de graduação. Introduz, ainda que de modo breve, uma interlocução com produções artísticas variadas - desde imagens com ilusões de ótica até filmes e seriados televisivos - no intuito de tornar as experiências em metodologia de pesquisa mais dinâmicas, mais atraentes e esclarecedoras. Ao final do texto, somos levados a uma reflexão acerca das possibilidades e dos limites da leitura da realidade propiciada por nossas experiências científicas e literárias, bem como de suas interpretações, realizadas/escolhidas segundo nossos caprichos, nossas miopias e nossas ilusões, numa referência direta ao poema “A porta da verdade” de Carlos Drummond de Andrade.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Metodologia de Pesquisa; Literatura; Ciência; Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )