SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número01Um diálogo possível entre arte e ciência: a literatura nas aulas de metodologia de pesquisaIndisciplina, incivilidade e cidadania na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

RIBEIRO, Célia Maria  e  SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. Produtividade científica: impactos na normalização e na comunicação científica. ETD [online]. 2006, vol.08, n.01, pp.106-123. ISSN 1676-2592.

Analisar das novas tendências na área de normalização no que se refere à apresentação dos trabalhos acadêmicos do tipo teses e dissertações. O universo da pesquisa é a área de ciências biológicas da Universidade Estadual de Campinas, no período de 1999 a 2005. Dada a importância da padronização para que a comunicação científica se efetive, destaca-se a necessidade de formular diretrizes mais consistentes para orientar os pesquisadores, de forma a atender tanto aos critérios de avaliação de produtividade científica como aos requisitos da qualidade formal das publicações. A aplicação de método qualitativo, por meio de entrevistas com os coordenadores de pós-graduação e bibliotecários da área leva a algumas reflexões sobre o papel do bibliotecário, das agências de normalização e dos órgãos de financiamento da pesquisa nesse novo cenário.

Palavras-chave : Produção Acadêmica; Comunicação Científica; Normalização; Avaliação da Ciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )