SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issueNUMEROESPInfância- educação e psicanálise: a (im)possibilidade de diálogo?!A transferência nos atendimentos breves de orientação psicanalítica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MONTEIRO, Francisca Paula Toledo  and  NASCIMENTO, Lilian Cristine Ribeiro. Para além do princípio da ortografia: uma perspectiva psicanalítica sobre as trocas na escrita. ETD [online]. 2006, vol.08, n.numeroesp, pp.59-73. ISSN 1676-2592.

No presente artigo abordamos as manifestações do ato falho na leitura e na escrita de uma criança com dificuldade de aprendizagem escolar, observada durante o processo clínico, tomando como referência o texto de Freud Sobre a Psicopatologia do Cotidiano. Desta forma, analisamos os supostos "erros" que ocorrem na escrita desta criança a partir de uma perspectiva psicanalítica, entendendo que o ato falho fala sobre uma verdade do sujeito. Tais reflexões possibilitaram uma nova forma de compreender "os erros" na fala e na escrita, além de nos impulsionar para uma mudança em nossa prática clínica.

Keywords : Psicanálise; Ato Falho; Escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )