SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 númeroNUMEROESPPara além do princípio da ortografia: uma perspectiva psicanalítica sobre as trocas na escritaCivilização e alienação: diálogo com Freud e Adorno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

COSTARDI, Gabriela Gomes  e  SOUZA, Soraya. A transferência nos atendimentos breves de orientação psicanalítica. ETD [online]. 2006, vol.08, n.numeroesp, pp.74-84. ISSN 1676-2592.

Esse trabalho tem como objetivo discutir a especificidade da transferência em psicoterapia breve. A metodologia utilizada é um estudo de caso. A relação de reciprocidade estabelecida inicialmente pela dupla terapêutica demarcou o espaço psicoterápico como um lugar de ‘palavra vazia’ e o cliente só pôde falar do que lhe fazia sofrer quando a estagiária saiu do lugar de sujeito que ocupava na relação. Esse deslocamento teve um efeito terapêutico para o cliente, que se fez marcar pela subtração da palavra. "Quem fala perde" (sic). Perder este lugar-sintoma foi o efeito resultante deste tratamento. Conclui-se que a proposta dos atendimentos breves de orientação psicanalítica opera a partir da sustentação do cliente enquanto sujeito do tratamento.

Palavras-chave : Transferência; Psicoterapia Psicanalítica; Atendimento Breve.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )