SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issueNUMEROESPCrítica aos fundamentos da psicologia em Politzer: psicanálise e psicologia concretaO que me torna invisível? A psicanálise como ferramenta para entender o “apagamento” das diferenças na inclusão escolar de surdos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CAMPOS, Maria Teresa de Arruda  and  SILVA, Ricardo de Castro e. “Se eu morrer nasce outro igual a mim”. ETD [online]. 2006, vol.08, n.numeroesp, pp.121-134. ISSN 1676-2592.

Este artigo apresenta alguns aspectos da interferência que a psicanálise exerceu no percurso profissional dos autores, que se serviram da dúvida e da busca por outras formas de atuar nas poucas possibilidades que o processo educativo, seja na educação formal (escola) ou na educação não formal (ONG) podia oferecer. Aproximar-se da psicanálise foi uma possibilidade que fez a diferença neste percurso, contribuindo para abrir algumas brechas para que profissionais, alunos, adolescentes e jovens, imersos nesta civilização, pudessem, exercitar o cuidado de si e do outro numa dialética constitutiva da subjetivação de todos.

Keywords : Mal-Estar na Civilização; Cultura; Escola; Educação Não-Formal; Violência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )