SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 númeroNUMEROESP“Se eu morrer nasce outro igual a mim”Diferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. O que me torna invisível? A psicanálise como ferramenta para entender o “apagamento” das diferenças na inclusão escolar de surdos. ETD [online]. 2006, vol.08, n.numeroesp, pp.135-152. ISSN 1676-2592.

Este artigo irá apontar situações de invisibilidade - “sensação de apagamento” - vivenciadas por mim na sala de aula atuando como intérprete educacional de língua de sinais no ensino superior. A proposta é de fazer uma reflexão das minhas experiências empíricas protagonizadas neste contexto, de sala de aula inclusiva, dialogando, de forma interesseira e interessada, com os saberes da psicanálise. O objetivo é entender as causas que levam o “apagamento” do outro: se à explícita exclusão e extermínio da diferença ou se à uma forma de mascarar uma situação incômoda de inclusão como sendo algo aparentemente tranqüilo - aceito - mas, ainda assim caminhando para a exclusão do outro só que agora de uma forma sutil e discreta.

Palavras-chave : Intérprete de Língua de Sinais; Surdez; Diferença; Exclusão; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )