SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issueNUMEROESPDiferenças: os grupos na escola numa perspectiva psicanalíticaA psicanálise como formação do inconsciente: a dinâmica dos atos na obra de Freud author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MARIGUELA, Márcio Aparecido. A sexualidade na etiologia das neuroses e a invenção da psicanálise. ETD [online]. 2006, vol.08, n.numeroesp, pp.169-186. ISSN 1676-2592.

Em 1917, Freud definiu a sexualidade como tudo o que se relaciona com a distinção entre os dois sexos. Dessa premissa, extraiu uma conclusão: aquilo que é sexual é da ordem do impróprio. Minha estratégia nesse artigo é retornar à hipótese da sexualidade infantil para demarcar a invenção da psicanálise como arte da escuta desse algo impróprio que deve ser mantido secreto. Proponho uma leitura do artigo “A hereditariedade e a etiologia das neuroses”, escrito em francês e publicado por Freud em 1896, para demarcar a criação da psicanálise pela ruptura que estabeleceu com o discurso neurológico sobre os sintomas das psiconeuroses. Na seqüência, destaco alguns argumentos que se encontram no artigo “A sexualidade na etiologia das neuroses”, publicado em 1898, por considera- lo o ponto de passagem para a publicação da obra fundadora da psicanálise: A Interpretação dos Sonhos. O primeiro artigo demonstra um ponto de ruptura; o segundo um ponto de passagem para que Freud pudesse instaurar as bases conceituais da teoria e da prática psicanalítica.

Keywords : História da Psicanálise; Etiologia das Neuroses; Sexualidade Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )