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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

LEMOS, Maria Teresa Guimarães de. Desejo de educar?. ETD [online]. 2007, vol.08, suppl., pp.80-89. ISSN 1676-2592.

Podemos reconhecer na atualidade a circulação de um discurso que quer denunciar novos impasses na educação: as referências mais comuns são a queda da autoridade simbólica do professor e a redefinição dos lugares educador-aluno (operando neste último uma identificação aos direitos de consumidor ou usuário). A análise apresentada aqui, que não se preocupa em estabelecer o caráter de verdade ou falsidade dos enunciados desse discurso, mas sim com o de suas conseqüências, propõe que ele seja entendido como uma “queixa” ou “demanda” (utilizando-se a noção lacaniana do termo). Como toda demanda, ele desconhece a falta que a produz. O texto propõe analisar esta falta/impossível que habita a prática educativa, tomando primeiramente a concepção freudiana de educação e, em segundo lugar, a positividade lógica desses termos no ensino de Lacan.

Palavras-chave : Discurso; Demanda; Desejo; Educação; Falta; Impossível.

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