SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 suppl.especialA linguagem do corpo e o lugar do educador“Ser diferente é normal”? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

VOLTOLINI, Rinaldo. A relação professor-aluno não existe: corpo e imagem, presença e distância. ETD [online]. 2007, vol.08, suppl., pp.119-139. ISSN 1676-2592.

O recente e crescente uso de recursos áudio-visuais e de informática no ensino recolocou para muitos a questão da necessidade da presença do professor. Longe de ser apenas um recurso que vem prolongar o que já está no universo escolar, sua entrada modifica a dinâmica da relação professor-aluno. As condições que permitiram esta entrada parecem corresponder aquilo que Lacan elucida em sua teoria dos Discursos quando se pergunta: os gadgets vencerão? A mudança das relações entre o sujeito e o objeto, características deste novo discurso contemporâneo, o do Capitalista, no qual o objeto parece predominar sobre o sujeito, podem ser lidas em vários âmbitos. O objetivo deste estudo é analisar as vicissitudes desta mudança no interior das práticas educativas, particularmente em torno do que esta questão sobre a necessidade da presença do professor ilustra sobre ela.

Palavras-chave : Relação Professor-Aluno; Discurso; Objeto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )