SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 suppl.especial“Ser diferente é normal”?Intérprete de língua de sinais legislação e educação: o que temos, ainda, a “escutar” sobre isso? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SOUZA, Regina Maria de. O professor intérprete de língua de sinais em sala de aula: ponto de partida para se repensar a relação ensino, sujeito e linguagem. ETD [online]. 2007, vol.08, suppl., pp.154-170. ISSN 1676-2592.

O presente trabalho discute a necessária participação educativa do intérprete de língua de sinais em sala de aula. A partir da teoria do Acontecimento Didático sobre o ensino e das idéias de Derrida sobre o ato interpretativo, defende a tese de que tentar estabelecer limites para a atuação do intérprete educacional - na tentativa de fazer com que não se confunda com a figura do/a professor/a em sala de aula - é submeter-se a uma formação discursiva de ensino que o reduz ou ao currículo, ou ao método (técnicas) ou a intervenções que consideram tão somente a “capacidade” cognitiva do sujeito.

Palavras-chave : Educação de Surdos; Intérprete de Língua de Sinais; Tradução.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )