SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 suppl.especialGenealogia da ética: o sujeito em questãoCómo hablar del cuerpo? O de un dualismo insostenible índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MARIGUELA, Adriana Duarte Bonini. A emergência do autor Pierre Rivière. ETD [online]. 2007, vol.08, suppl., pp.227-249. ISSN 1676-2592.

Nesse artigo apresento uma análise do caso de parricídio / fraticídio cometido por um jovem camponês francês, nascido na comuna de Courvaudon, Pierre Rivière que em 3 de junho de 1835, aos vinte anos, assassinou a golpes de foice sua mãe grávida de sete meses, sua irmã de 18 anos, e seu irmão de sete anos. O livro intitulado Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão produzido pelo trabalho de uma equipe de pesquisadores, no Collège de France, sob a coordenação de Michel Foucault em 1973, apresenta em seu conjunto notícias de jornais, testemunhos, interrogatórios, laudos médicos e uma gama de diferentes discursos. Para empreender a análise do nó entre a escrita e o assassinato, utilizo a relação entre a escrita e o autor demarcando o personagem Rivière no desdobramento, na ordem do corpo e da linguagem.

Palavras-chave : Função Autor; Corpo; Linguagem; Pierre Rivière; Michel Foucault.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )