SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 suppl.especialCómo hablar del cuerpo? O de un dualismo insostenibleTeorias sexuais infantis: uma reflexão sobre o corpolinguagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MILAN-RAMOS, José Guillermo. Entre o dizer e o escrito: corpo e linguagem no ensino de Jacques Lacan. ETD [online]. 2007, vol.08, suppl., pp.264-276. ISSN 1676-2592.

No presente trabalho, pretendo mostrar o estatuto do dizer e do escrito no ensino do psicanalista Jacques Lacan. Lacan realizou, ao longo de 26 anos ininterruptos, atividades de ensino em regime de seminário; ele mesmo realizou a recopilação de seus textos fundamentais, lançados em 1966 sob o título: Escritos1. Sabe-se também que um componente fundamental da sua doutrina é sua teoria sobre o estatuto do escrito na transmissão em psicanálise. Ao longo de seu ensino, também se preocupou por definir o estatuto do dizer. O dizer e o escrito aparecem enlaçados no ensino de Lacan em uma relação de temporalidade subjetiva, na qual a função essencial do dizer é a subjetivação do escrito, e isso se produz num tempo de espera no qual o corpo se vê comprometido pela própria inscrição da teoria no corpo (castração).

Palavras-chave : Oralidade; Escrita; Corpo; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )