SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02A formação de educadores na era digitalA educação musical no conservatório de música do estado de sergipe: abordagem sócio-política, histórica e metodológica do projeto pedagógico de ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CRUZ, Dulce Márcia. A produção audiovisual na virtualização do ensino superior: subsídios para a formação docente. ETD [online]. 2007, vol.08, n.02, pp.23-44. ISSN 1676-2592.

O Brasil vive nos últimos dez anos uma crescente expansão da educação a distância (EAD) e da virtualização da sala de aula no ensino superior. Se antes de 1995 a produção da EAD era uma tarefa dos profissionais de rádio e TV, com as mídias digitais esse processo também passa pelas mãos de docentes que podem produzir, transmitir e gerenciar cursos e disciplinas na internet, tornando-se autores da produção audiovisual e hipertextual de suas aulas. Visando contribuir para que os docentes tenham noções básicas sobre como produzir para a EAD e para disciplinas semipresenciais usando meios audiovisuais e hipertextuais, este artigo descreve os elementos básicos que compõem a linguagem cinematográfica e as narrativas digitais que incorporam a interatividade. Finalmente, apresenta alguns fundamentos da produção para as mídias mais comuns na EAD brasileira: material impresso, teleconferência, videoconferência, multimídia/hipermídia e ambientes virtuais de aprendizagem.

Palabras clave : Formação Docente; Produção Audiovisual; Educação à Distância; Ensino Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )