SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02A educação musical no conservatório de música do estado de sergipe: abordagem sócio-política, histórica e metodológica do projeto pedagógico de ensinoPráticas e representações na escola normal de Campinas no período 1920-1936 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

RIBEIRO, Renilson Rosa. Representações didáticas do Brasil colonial. ETD [online]. 2007, vol.08, n.02, pp.53-68. ISSN 1676-2592.

This article analyses the representations created by textbooks about the colonial past of Brazil, trying to identify how the propositions presented by authors like K. F. Von Martius, Francisco Adolfo Varnhagen e João Capistrano de Abreu established a discursive order for the writing of the Brazilian history in books and textbooks from de second half of nineteenth century to the last century.

Palavras-chave : History; Teaching; Textbooks; Brazil-Colony.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )